Abastecimento de água em Palmas será feito em horários alternados

A partir desta segunda-feira (23) o abastecimento de água em Palmas será realizado em horários alternados, o que foi classificado pelo responsável por Relações Institucionais e Comunicação da Foz/Saneatins, Rodrigo Vilar, como um “rodízio”. Segundo ele existem muitas dúvidas sobre a diferença entre rodízio e racionamento. “O que é definido como racionamento é a limitação do volume de água consumido, já o rodízio acontece no tempo de distribuição da água que será interrompida em horários predeterminados.”

De acordo com a empresa, os mananciais que abastecem a região centro-norte de Palmas “estão em níveis críticos”. Os córregos Brejo Comprido e Água Fria, informou Vilar, estão com os níveis de água bastante baixos, o que está causando a falta de água principalmente na região norte da capital. “O ribeirão Taquaruçu ainda está com bons níveis de água, por isso a população da região sul não está sofrendo com a falta de água”.

A Foz/Saneatins pediu para a população usar a água de forma consciente, e disse que a economia será essencial neste período de seca.





Entenda
Desde o mês de agosto, moradores de Palmas, reclamam da falta de água. De acordo com relatos de moradores da região norte, as torneiras ficam secas em grande parte do dia, as famílias reclamam que com este problema fica difícil manter a rotina de serviços domésticos e de higiene pessoal.

Por causa das falhas no abastecimento à população, a Foz/Saneatins foi multada por quatro vezes pela Agência Tocantinense de Regulação (ATR). A última aconteceu no início deste mês, quando a empresa foi notificada em função da baixa pressão na rede de distribuição do Sistema de Abastecimento de Água de Gurupi, no sul do estado. A Foz/Saneatins foi multada também, pela falta de abastecimento nas cidades de Palmas (duas vezes) e em Paraíso do Tocantins.

Confira na tabela abaixo os horários de abastecimento nas quadras da capital:

Tabela divulgada pela Foz/Saneatins nesta quinta-feira (19) apresenta relação de quadras e horários do rodízio (Foto: Monique Almeida/G1)




Deixe seu comentário