Memorial Coluna Prestes Palmas

O Memorial Coluna Prestes Palmas é uma obra do ilustre arquiteto Oscar Niemeyer. Está localizado na ala sudoeste da Praça dos Girassóis e ocupa uma área de 570 m². O Memorial homenageia a Coluna Prestes e a sua passagem pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930. A obra em concreto é marcada pelas curvas sinuosas, características de Niemeyer.

A rampa de acesso à entrada e a escultura de bronze tem cor vemelha representando o sangue derramado pela pátria. A forma de foice smboliza o comunismo defendido por Prestes. Memorial Coluna Prestes Palmas

Para completar a parte externa do Memorial, temos a escultura em bronze do “Cavaleiro da Luz”, representando Luiz Carlos Prestes. A escultura foi criada pelo artista plástico Maurício Bentes e fica sobre um pedestal de concreto que está ligado à rampa e circundado por um espelho d’água.

O Memorial Coluna Prestes foi construído em 2000 e inaugurado em 5 de outubro de 2001 e junto com o Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana formam um complexo museológico histórico-cultural. O Memorial abriga um acervo de 81 peças originais em exposição que conta a história da Coluna Prestes e seus integrantes, através de fotografias, documentos e objetos pessoais. Abriga também um Teatro de Bolso com capacidade para 87 lugares, sala de som, camarim e banheiros.

História

Apesar da origem clássica da palavra museu – do grego mouseion – a origem dos museus como locais de preservação de objetos com finalidade cultural é muito mais antiga. Desde tempos remotos o homem se dedica a colecionar objetos, pelos mais diferentes motivos. No Paleolítico os homens primitivos já reuniam vários tipos de artefatos, como o provam achados em tumbas.

Na Grécia Antiga o museu era um templo das musas, divindades que presidiam a poesia, a música, a oratória, a história, a tragédia, a comédia, a dança e a astronomia. Esses templos, bem como os de outras divindades, recebiam muitas oferendas em objetos preciosos ou exóticos, que podiam ser exibidos ao público mediante o pagamento de uma pequena taxa. Em Atenas se tornou afamada a coleção de pinturas que era exposta nas escadarias da Acrópole no século V a.C. Os romanos expunham coleções públicas nos fóruns, jardins públicos, templos, teatros e termas, muitas vezes reunidas como botins de guerra. No oriente, onde o culto à personalidade de reis e heróis era forte, objetos históricos foram coletados com a função de preservação da memória e dos feitos gloriosos desses personagens. Dos museus da Antiguidade, o mais famoso foi o criado em Alexandria por Ptolomeu Sóter em torno do século III a.C., que continha estátuas de filósofos, objetos astronômicos e cirúrgicos e um parque zoobotânico, embora a instituição fosse primariamente uma academia de filosofia, e mais tarde incorporasse uma enorme coleção de obras escritas, formando-se a célebre Biblioteca de Alexandria.





Ao longo da Idade Média a noção de museu quase desapareceu, mas o colecionismo continuou vivo. Por um lado os acervos de preciosidades eram considerados patrimônio de reserva a ser convertido em divisas em caso de necessidade, para financiamento de guerras ou outras atividades estatais; outras coleções se formaram com objetos ligados ao culto cristão, acumulando-se em catedrais e mosteiros quantidades de relíquias de santos, manuscritos iluminados e aparatos litúrgicos em metais e pedras preciosas. No Renascimento, com a recuperação dos ideais clássicos e a consolidação da humanismo, ressurgiu o colecionismo privado através de grandes banqueiros e comerciantes, integrantes da burguesia em ascensão, que financiavam uma grande produção de arte profana e ornamental e se dedicavam à procura de relíquias da Antiguidade.

Acervo

A criação e manutenção de um acervo museológico é uma tarefa trabalhosa, dispendiosa, complexa e ainda em processo de estudo e aperfeiçoamento. Muitas questões fundamentais ainda estão sendo discutidas pelos especialistas, e em muitas delas ainda não se formaram consensos ou regulamentações definitivas. Todo esse campo está em rápida expansão e contínua transformação. O acervo representa o núcleo vital de todo museu, e em torno do qual giram todas as suas outras atividades. O acervo idealmente é gerido por um curador, ou por uma equipe de curadores, que tem a função de manter organizada e em bom estado a coleção em seus depósitos, define conceitualmente e organiza as exposições ao público, e supervisiona as atividades de documentação e pesquisa teórica sobre a coleção a fim de produzir novo conhecimento. O curador também tem um papel decisivo nos processos de aquisição e descarte de peças. O curador é o responsável pela gestão do acervo segundo o que foi definido no Plano Diretor do museu, que conta com uma seção especialmente dedicada à Política de Acervo, como está previsto no Código de Ética para Museus.

Vagas Memorial Coluna Prestes Palmas – Trabalhe Conosco

O Memorial Coluna Prestes Palmas disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Memorial Coluna Prestes em Palmas

  • Segunda a Sexta das 08h às 18h

Onde fica, Endereço e Telefone Memorial Coluna Prestes em Palmas

  • Praça dos Girassóis, s/n – Plano Diretor Sul – Palmas – TO
  • Telefone: (63) 99204-0848

Mapa de localização





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